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quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Técnicas Comportamentais

IMPORTANTE: É recomendável reler o post anterior acerca da utilização de técnicas comportamentais de forma isolada.

Técnicas Comportamentais no Tratamento da Obesidade

Os objetivos da intervenção psicológica de base Analítico Comportamental vão de encontro aos dos demais profissionais envolvidos: perda de peso. Isso envolve redução da ingestão calórica e aumento do gasto calórico.

As mais comuns são:
  • Auto monitoramento: Consiste em formas de manter o cliente em contato com suas práticas alimentares e físicas. É muito comum utilizar um registro, tal como um diário alimentar, onde todo o alimento ingerido, horário de ingestão e quantidade é registrado, assim como a prática de exercício físico.Dessa forma, torna-se mais visível para o cliente suas práticas alimentar e física.
  • Estabelecimento de metas: Estudos na área da Análise do Comportamento mostram que a modificação gradual do comportamento é mais eficaz do que mudanças abruptas, incompatíveis com o repertório comportamental disponível do indivíduo. O estabelecimento de metas envolve repartir o objetivo final em pequenos passos, de forma a levar o indivíduo a pequenos sucessos até que se alcance o sucesso final. A esse exemplo, ao invés de iniciar atividades físicas diárias após anos de sedentarismo, exercitar-se duas vezes por semana já seria uma grande conquista se comparado ao nível anterior.
  • Controle de estímulos: Visa modificações ambientais que facilitem a aquisição de novos repertórios que vão de encontro com a perda de peso. A exemplo disso, deixar de estocar alimentos hipercalóricos em casa seria uma estratégia. 
  • Suporte social: busca de pessoas com objetivos semelhantes. É muito comum que programas de intervenção tenham encontros grupais também. Dessa forma o indivíduo partilha seus objetivos, recebe apoio e reconhecimentos, de forma que o motiva a continuar. 
  • Reforçamento: Estudos mostram que comportamentos seguidos imediatamente de consequências reforçadoras (que aumentam a probabilidade de ocorrência dessa mesmsa resposta no futuro) tendem a repetir e aumentar em frequência no repertório do indivíduo. Dessa forma, o reforço social é muito importante para o alcance das metas estabelecidas para o emagrecimento. Reconhecimento, elogios são exemplos desse. Porém, ainda mais eficazes são os reforços naturais, intrínsecos ao próprio emagrecimento, práticas de exercício físico e redução da ingestão calórica. Seriam estes a própria perda de peso, redução de medidas, saúde e bem estar físico e emocional e etc.
 Essas técnicas possuem eficácia comprovada em estudos na área. São largamente utilizadas e quando aplicadas em conjunto com a atuação de outros profissionais de saúde envolvidos no tratamento da obesidade tem sua eficácia otimizada. É importante salientar que para que não o seja realizado de forma superficial, o psicólogo Analista do Comportamento precisa estar envolvido.

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