quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Fisiologia da Obesidade

A célula adiposa do obeso

A gordura corporal é uma massa única formada por tecidos gordurosos (combinação de áciso graxos e glicerol), envolvida por vasos sanguíneos. Sua função é armazenar energia para o organismo e isolamento térmico. 
No corpo humano existem dois tipos de tecido gorduroso: a gordura branca e a marrom. A primeira acumula-se principalmente na cavidade abdominal (45%), tecido subcutâneo (50%), tecido intramuscular (5%). Essas células armazenam  triglicerídios (mistura de ácidos graxos e glicerol) na forma líquida, até 95% do volume delas. O tecido adiposo marrom é menos abundante e localiza-se apenas em certas áreas do corpo, como nas regiões interescapular - região anatômica localizada entre as omoplatas, osso plano na região do ombro que se articula com a clavícula - e cervical posterior (área situada atrás do pescoço).

 Informações Gerais

Durante o primeiro ano de vida do indivíduo há o aumento no tamanho dos adipócitos (célular de gordura) e aumento discreto na quantidade dessas células. Mais tarde, tanto tamanho quanto número dessas células aumentam. Esse aumento ocorre em maior grau nos cinco primeiros anos de vida e no período entre nove e 13 anos de idade.

Em relação aos homens, as mulheres possuem mais gordura e mais número de células adiposas

O aumento de gordura corporal na dase adulta está relacionado mais com o tamanho da célula adiposa do que com seu número. A célula adiposa cresce em tamanho de acordo com o avançar da idade e aumento da massa de gordura do corpo.

Tipo de Obesidade de acordo com as células de gordura

Hipertrófica: as células adiposas se enchem de gordura: aumento no volume, e não na quantidade, de células adiposas.
Hiperplásico: as células gordurosas são mais numerosas: aumento na quantidade de células adiposas.
Misto: forma associdada: hiperplasia e hipertrofia do tecido adiposo.

A obesidade iniciada na fase adulta geralmente é do tipo hipertrófica. Caso iniciada na infância, geralmento é do tipo hiperplásico. No primeiro caso é mais fácil de se tratar a obesidade.

A quantidade de células adiposas não se altera com o emagrecimento: o que ocorre é a redução de seu volume, ou seja, de conteúdo gorduroso no interior das células adiposas.

Importante saber:

Nenhum comentário:

Postar um comentário